Unidades em Ipatinga
Exame Teste De Paternidade Espolio
Esse teste e realizado somente quando o suposto pai é falecido, em que é necessário no mínimo 3 pessoas envolvidas com parentesco de primeiro grau, sendo possível realizar com os seguintes envolvidos:
- Filho requerente + pai e mãe do suposto pai falecido (supostos avós paternos);
- Filho requerente + mãe do requerente + pai e mãe do suposto pai falecido (supostos avós paternos);
- Filho requerente + mãe do requerente + 2 filhos biológicos do suposto pai falecido e mãe deles (supostos irmãos + mãe dos supostos irmãos);
- Filho requerente + mãe do requerente + 3 irmãos do suposto pai falecido (supostos tios) - Cadastro deverá ser feito no nome do filho.
Qualquer vínculo genético diferente dos sinalizados acima, deve-se entrar em contato com o Canal de Atendimento.
Nota: A coleta da mãe do requerente e obrigatória em casos que o filho investigado apresente apenas a declaração de nascido vivo.
Procedimentos que devem ser seguidos segundo o apoio:
Preenchimento do formulário específico: Q012 E P003 Anexar cópia dos documentos dos envolvidos. Anexar cópia do atestado de óbito do suposto pai do falecido.
Para realização de reconstituição genética, o solicitante deve assinar o termo de espolio (T018). Apoio não realiza o exame em sague de pacientes transplantados de medula óssea, ou que realizaram transfusão de sangue nos últimos 3 meses.
Caso a mãe participe do teste, o termo de mãe ausente também deverá ser assinado (T018) As assinaturas na ficha de identificação (Q012) deverão ser EXATAMENTE iguais as assinaturas dos documentos apresentados. Caso a mãe do filho questionado seja menor de idade haverá necessidade do preenchimento do D001 e envio da documentação do representante legal dela e de seu filho.
Apresentar documento de identificação oficial com foto (original ou cópia autenticada).
Seguindo as orientações dos órgãos de saúde, neste momento da pandemia será permitida a permanência de no máximo um acompanhante apenas nas seguintes situações: clientes idosos, menores de 18 anos, gestantes, pessoas com necessidades especiais ou para os exames que exigem a presença de acompanhante conforme o preparo enviado. Nos demais casos, não será permitida a presença de acompanhante.
Ficou com alguma dúvida?
O que é um teste de paternidade de espólio?
O teste de paternidade de espólio é um exame de DNA realizado quando o suposto pai já faleceu. Ele busca confirmar ou negar a relação biológica entre uma pessoa e um indivíduo falecido, através da análise do DNA de parentes próximos do falecido.
Como é realizado um teste de paternidade de espólio?
O exame é realizado comparando o DNA da pessoa que busca confirmar a paternidade com o DNA de parentes de primeiro grau do falecido, como irmãos ou filhos. A análise genética permite reconstruir o provável perfil genético do falecido e compará-lo com o da pessoa em questão.
Há contraindicações para realizar um teste de paternidade de espólio?
Não há contraindicações médicas para realizar o teste. A principal limitação é a disponibilidade de amostras de DNA de parentes próximos do falecido.
Agende ou compre seus exames e vacinas de forma simples
- 1
Adicione seus procedimentos ao carrinho
Agendar seus exames e vacinas online é rápido e fácil, trazendo conveniência e praticidade para o seu dia a dia.
- 2
Escolha o melhor dia e horário
Escolha o dia e hora que melhor se encaixe na sua rotina
- 3
Realize seus procedimentos
Faça seus procedimentos na unidade escolhida ou no conforto do seu lar com o atendimento domiciliar
- 4
Tenha acesso aos seus resultados sem sair de casa
Tenha acesso aos resultados dos seus exames e vacinas onde e quando quiser. Conheça o Portal do Paciente.